Informação sobre a edição do curso

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  • Horário9:30 - 17:30
  • Início27/11/2023
  • Fim28/11/2023
  • Local de FormaçãoBenfica
    Rua Coronel Santos Pedroso, n.º 11
    1500-207 LISBOA
    geral@fly-form.pt
  • Pessoa de ContactoBeatriz Andrade
  • Contacto935 909 187
  • Condições de Inscrição

    Para ter acesso a esta ação de formação, os candidatos a formados deverão ser detentores de formação académica superior ou o ensino secundário e mais de 3 anos de experência em gestão logística.

  • Objetivo Geral

    No final desta ação de formação, o formando estará apto a fazer uma gestão eficaz da logística, distribuição e do ponto de venda.

  • Objetivos Específicos

    No final desta ação de formação, o formando estará apto a:
    • Caracterizar o mercado e a zona de influência;
    • Adaptar o ponto de venda ao mercado e aos consumidores;
    • Proceder à análise dinâmica da empresa e desenvolver as ações mais eficazes para prosseguir os objetivos;
    • Caracterizar o mercado dos fornecedores;
    • Adaptar a estratégia de negociação aos interesses da empresa;
    •Desenvolver capacidades para otimizar as compras e obter as melhores condições possíveis;
    •Conseguir obter compromissos por parte dos fornecedores;
    • Estabelecer relações de parceria com os fornecedores.

  • Conteúdos Programáticos

    1 – O marketing do distribuidor
    • Orientação para o consumidor
    • Gestão por objetivos
    • A coordenação como parte integrante da estratégia de distribuição

    2 – A análise dinâmica do ponto de venda
    • O comportamento do cliente
    • O sortido
    • O aprovisionamento
    • A política e fixação de preços
    • O linear
    • A animação de loja
    • Os serviços ao consumidor

    3 – Saber adaptar a venda às exigências do mercado e dos clientes
    • O mercado atual e potencial
    • Como aumentar o volume de negócios
    • Saber definir planos de ação para conquistar novos clientes

    4 – Os pontos críticos da relação entre fornecedor e distribuidor
    • Da análise das necessidades internas à capacidade de resposta do fornecedor
    • Relação de forças e poder entre a empresa e fornecedores
    • Competências de um bom comprador
    • Saber evitar as armadilhas dos fornecedores
    • Responsabilizar os fornecedores pelas falhas existentes

    5 – Os Passos Lógicos de uma Negociação
    • Relacionamento
    • Exploração
    • Proposta
    • Acordo

    6 – Construir uma Estratégia de Negociação
    • Abrir a negociação e criar um bom ambiente negocial
    • Saber identificar os interlocutores
    • Adaptar a negociação aos produtos e bens
    • Identificar os diversos poderes na negociação e repartição de papéis
    • Análise do grupo de decisão
    • Os principais modos de negociação

    7 – Compreender o mecanismo das margens comerciais
    • A política de preço
    • A quantidade
    • Os descontos
    • Os prazos de entrega
    • Os prazos de pagamento
    • Os serviços adicionais
    • Estabelecer alternativas comerciais

  • Avaliação

    O modelo de avaliação utilizado nesta ação de formação será baseado em três fases:
    1) Avaliação diagnóstica;
    2) Avaliação formativa;
    3) Avaliação sumativa.

    A avaliação diagnóstica consiste na realização de questões formuladas oralmente pelo formador nos momentos iniciais de cada módulo e visa avaliar os conhecimentos prévios sobre a temática para que o formador os possa enquadrar no decorrer da abordagem aos conteúdos. Esta avaliação não será tida em conta no cálculo da classificação final da participação do formando na ação de formação.

    A avaliação com ponderação para a classificação final da participação do formando na ação de formação compreende a:
    • Avaliação formativa – realizada de forma contínua ao longo da formação, baseada na interação formador/formando e que visa avaliar o comportamento do formando durante a formação, nomeadamente, a sua responsabilidade, relacionamento social e empenho;
    • Avaliação sumativa - que consiste na realização de:
    - Exercícios de reflexão e casos práticos, desenvolvimentos individualmente
    - Exercícios e casos práticos discutidos em grupo

    A classificação final da participação na ação de formação, baseada numa escala de 0 a 20 valores, é composta em 20% pela nota da avaliação formativa, 40% pela média aritmética das classificações obtidas nos trabalhos individuais e 40% pela média aritmética das classificações obtidas nas reflexões de grupo.

    CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO
    Para obterem aprovação, os formados necessitam de ter uma frequência mínima de 90% da duração total da ação de formação e uma classificação final igual ou superior a 10 valores, de acordo com a seguinte escala de avaliação (segundo o art.º 17º do D.L. n.º 42/2005 de 22 de fevereiro - Tratado de Bolonha):
    0 - 9,9 valores Insuficiente Não aprovado
    10 – 13,4 valores Suficiente Aprovado
    13,5 – 15,4 valores Bom Aprovado
    15,5 – 17,4 valores Muito Bom Aprovado
    17,5 – 20 valores Excelente Aprovado

    Aos formandos que obtiverem aproveitamento será entregue um Certificado de Formação Profissional emitido pela Fly-Form. A quem não obtiver aproveitamento ou não tiver a frequência mínima será emitida uma declaração de frequência do curso.

  • Formador(es)

    • Alexis Gonçalves

    • Formador e consultor da Fly-Form para as áreas de desenvolvimento pessoal, gestão e comercial;
      Formador, consultor e auditor com mais de 30 anos de experiência no sector automóvel, banca, seguros, indústria farmacêutica e retalho;

      Instrutor de Krav Maga pela Federação Portuguesa e Europeia de Krav Maga;
      Professor convidado no Instituto Superior de Ciências Políciais (1996-2002) e na Universidade Moderna (1996 -2002);
      Foi Diretor do IFR (Institut Français de Recherche) (1994-1995);
      Experiência profissional como Comercial na área da Navegação Marítima e como Agente IBM.


  • Metodologia

    Ação de formação com a duração de 14 horas, realizada presencialmente, através de sessões teórico-práticas, onde se recorrerá a métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos. Sempre que possível, será priveligiada a apresentação de exemplos de aplicação prática, envolvendo a participação direta dos formandos através das suas experiências pessoais e debate de ideias.

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