Todas as edições do curso
Manifestar interesse
Pedir contacto
- Duração14.0 horas
- Preço280,00€
-
Condições de Inscrição
No final desta ação de formação, o formando estará apto a estabelecer uma boa relação com o cliente; utilizar técnicas de comunicação eficazes, em diversos contextos, desenvolvendo confiança e estratégias para a satisfação do cliente.
-
Objectivo Geral
No final desta ação de formação, o formando estará apto a comunicar de forma assertiva, clara e eficaz, com diferentes interlocutores e contexto, melhorando as suas relações interpessoais.
-
Objectivos Específicos
Com a frequência desta ação de formação, os formandos ficarão aptos a:
• Conhecer a importância de uma boa comunicação;
• Identificar os elementos para a transmitir uma mensagem clara e eficaz;
• Distinguir os diferentes estilos interpessoais de comunicação e saber lidar com os mesmos de forma assertiva;
• Utilizar técnicas de comunicação assertiva;
• Aplicar estratégias para melhorar as relações interpessoais e a convivência em grupo;
• Melhorar o autoconhecimento e o conhecimento dos outros.
-
Metodologia
Ação de formação com a duração de 14 horas, realizada em e-learning, em sessões síncronas e participadas através de videoconferência (com câmara e microfone ligados, sempre que as condições informáticas e de rede o permitam).As sessões síncronas serão teórico-práticas e recorrerão aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos, privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.Ao longo da ação de formação, os participantes terão ainda acesso a um fórum para partilha facultativa de experiências e dúvidas que poderão ser abordados e esclarecidos nas sessões síncronas.
-
Conteúdos Programáticos
1 – Processo de comunicação e estilos interpessoais
- Elementos da comunicação
- Estilos Interpessoais: passivo; agressivo; manipulador e assertivo
2 – A base da comunicação assertiva:
- Autoestima / determinação / empatia
- Adaptabilidade / autocontrolo
- Tolerância à frustração / sociabilidade
- Os fundamentos da comunicação assertiva
3 – Comunicação assertiva – benefícios práticos:
- Gerar consenso e gerir conflitos
- Promoção da autoafirmação/afirmação profissional
- Apresentação de ideias
- Argumentação
- Expressão emocional
4 – Técnicas de comunicação assertiva
- Verbal
- Argumentação
- Demonstração de desacordo evitando conflitos
- Não verbal
5 – Técnicas para a resolução de conflitos e a melhoria das relações interpessoais
- Diagnóstico da situação: parâmetros de análise
- Objeto do conflito e objetivos das partes
- Representações, atitudes e emoções associadas ao conflito
- As perturbações do processo de comunicação
- Alternativas para resolver o conflito e formas de lidar com a situação
- A resolução de problemas e a negociação como ferramentas
-
Avaliação
O modelo de avaliação utilizado nesta ação de formação será baseado em três fases:1) Avaliação diagnóstica;2) Avaliação formativa;3) Avaliação sumativa.A avaliação diagnóstica consiste na realização de questões formuladas oralmente pelo formador nos momentos iniciais de cada módulo e visa avaliar os conhecimentos prévios sobre a temática para que o formador os possa enquadrar no decorrer da abordagem aos conteúdos. Esta avaliação não será tida em conta no cálculo da classificação final da participação do formando na ação de formação.A avaliação com ponderação para a classificação final da participação do formando na ação de formação compreende à:• Avaliação formativa – realizada de forma contínua ao longo da formação, baseada na interação formador/formando e que visa avaliar o comportamento do formando durante a formação, nomeadamente, a sua responsabilidade, relacionamento social e empenho;• Avaliação sumativa - que consiste na realização de:- Exercícios de reflexão e casos práticos, desenvolvimentos individualmente- Exercícios e casos práticos discutidos em grupoA classificação final da participação na ação de formação, baseada numa escala de 0 a 20 valores, é composta em 40% pela nota da avaliação formativa, 30% pela média aritmética das classificações obtidas nos trabalhos individuais e 30% pela média aritmética das classificações obtidas nas reflexões de grupo.CRITÉRIOS DE APROVAÇÃOPara obterem aprovação, os formados necessitam de ter uma frequência de 90% da duração total da ação de formação e uma classificação final igual ou superior a 10 valores, de acordo com a seguinte escala de avaliação (segundo o art.º 17º do D.L. n.º 42/2005 de 22 de fevereiro - Tratado de Bolonha)0 - 9,9 valores Insuficiente Não aprovado10 – 13,4 valores Suficiente Aprovado13,5 – 15,4 valores Bom Aprovado15,5 – 17,4 valores Muito Bom Aprovado17,5 – 20 valores Excelente AprovadoAos formandos que obtiverem aproveitamento será entregue um Certificado de Formaçao Profissional certificada, emitido na plataforma SIGO pela Fly-Form. A quem não obtiver aproveitamento ou não tiver a frequência mínima será emitida uma declaração de frequência do curso.
Manifestar interesse
Pedir contacto