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  • Início 27/11/2023
  • Local de FormaçãoFormação a Distância
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  • Duração14.0 horas
  • Preço280,00€
  • Condições de Inscrição

    No final desta ação de formação, o formando estará apto a estabelecer uma boa relação com o cliente; utilizar técnicas de comunicação eficazes, em diversos contextos, desenvolvendo confiança e estratégias para a satisfação do cliente.

  • Objectivo Geral

    No final desta ação de formação, o formando estará apto a comunicar de forma assertiva, clara e eficaz, com diferentes interlocutores e contexto, melhorando as suas relações interpessoais.

  • Objectivos Específicos

    Com a frequência desta ação de formação, os formandos ficarão aptos a:
    • Conhecer a importância de uma boa comunicação;
    • Identificar os elementos para a transmitir uma mensagem clara e eficaz;
    • Distinguir os diferentes estilos interpessoais de comunicação e saber lidar com os mesmos de forma assertiva;
    • Utilizar técnicas de comunicação assertiva;
    • Aplicar estratégias para melhorar as relações interpessoais e a convivência em grupo;
    • Melhorar o autoconhecimento e o conhecimento dos outros.

  • Metodologia

    Ação de formação com a duração de 14 horas, realizada em e-learning, em sessões síncronas e participadas através de videoconferência (com câmara e microfone ligados, sempre que as condições informáticas e de rede o permitam).

    As sessões síncronas serão teórico-práticas e recorrerão aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos, privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

    Ao longo da ação de formação, os participantes terão ainda acesso a um fórum para partilha facultativa de experiências e dúvidas que poderão ser abordados e esclarecidos nas sessões síncronas.

  • Conteúdos Programáticos

    1 – Processo de comunicação e estilos interpessoais

  • Elementos da comunicação
  • Estilos Interpessoais: passivo; agressivo; manipulador e assertivo

2 – A base da comunicação assertiva:

  • Autoestima / determinação / empatia
  • Adaptabilidade / autocontrolo
  • Tolerância à frustração / sociabilidade
  • Os fundamentos da comunicação assertiva
  • 3 – Comunicação assertiva – benefícios práticos:

  • Gerar consenso e gerir conflitos
  • Promoção da autoafirmação/afirmação profissional
  • Apresentação de ideias
  • Argumentação
  • Expressão emocional
  • 4 – Técnicas de comunicação assertiva

  • Verbal
  • Argumentação
  • Demonstração de desacordo evitando conflitos
  • Não verbal
  • 5 – Técnicas para a resolução de conflitos e a melhoria das relações interpessoais

  • Diagnóstico da situação: parâmetros de análise
  • Objeto do conflito e objetivos das partes
  • Representações, atitudes e emoções associadas ao conflito
  • As perturbações do processo de comunicação
  • Alternativas para resolver o conflito e formas de lidar com a situação
  • A resolução de problemas e a negociação como ferramentas
  • Avaliação

    O modelo de avaliação utilizado nesta ação de formação será baseado em três fases:
    1) Avaliação diagnóstica;
    2) Avaliação formativa;
    3) Avaliação sumativa.

    A avaliação diagnóstica consiste na realização de questões formuladas oralmente pelo formador nos momentos iniciais de cada módulo e visa avaliar os conhecimentos prévios sobre a temática para que o formador os possa enquadrar no decorrer da abordagem aos conteúdos. Esta avaliação não será tida em conta no cálculo da classificação final da participação do formando na ação de formação.

    A avaliação com ponderação para a classificação final da participação do formando na ação de formação compreende à:
    • Avaliação formativa – realizada de forma contínua ao longo da formação, baseada na interação formador/formando e que visa avaliar o comportamento do formando durante a formação, nomeadamente, a sua responsabilidade, relacionamento social e empenho;
    • Avaliação sumativa - que consiste na realização de:
    - Exercícios de reflexão e casos práticos, desenvolvimentos individualmente
    - Exercícios e casos práticos discutidos em grupo

    A classificação final da participação na ação de formação, baseada numa escala de 0 a 20 valores, é composta em 40% pela nota da avaliação formativa, 30% pela média aritmética das classificações obtidas nos trabalhos individuais e 30% pela média aritmética das classificações obtidas nas reflexões de grupo.

    CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO
    Para obterem aprovação, os formados necessitam de ter uma frequência de 90% da duração total da ação de formação e uma classificação final igual ou superior a 10 valores, de acordo com a seguinte escala de avaliação (segundo o art.º 17º do D.L. n.º 42/2005 de 22 de fevereiro - Tratado de Bolonha)

    0 - 9,9 valores Insuficiente Não aprovado
    10 – 13,4 valores Suficiente Aprovado
    13,5 – 15,4 valores Bom Aprovado
    15,5 – 17,4 valores Muito Bom Aprovado
    17,5 – 20 valores Excelente Aprovado



    Aos formandos que obtiverem aproveitamento será entregue um Certificado de Formaçao Profissional certificada, emitido na plataforma SIGO pela Fly-Form. A quem não obtiver aproveitamento ou não tiver a frequência mínima será emitida uma declaração de frequência do curso.

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