Programa Avançado em Gestão Estratégica de Compras | Fly-Form
Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
  • Duração56.0 horas
  • Preço1.050,00€
Condições de Inscrição

Para frequentar este programa, o candidato a participante terá de ter acesso a um equipamento informático com recurso à internet, com câmara e microfone para poder participar em sessões síncronas realizadas por zoom.

Observações

Aos formandos que obtiverem aproveitamento será entregue um Certificado de Formaçao Profissional certificada, emitido na plataforma SIGO pela Fly-Form. A quem não obtiver aproveitamento ou não tiver a frequência mínima será emitida uma declaração de frequência do curso.

Objectivo Geral

O Programa Avançado em Gestão de Compras tem como objetivo a aquisição e/ou consolidação de conhecimentos/competências sobre o processo de compra, conduzido de forma ética, e a definição de estratégias para a elaboração e monitorização de um Plano Anual de Compras, que vise maximizar os resultados para a empresa, optimizando custos e atendendo à intercomunicação e cooperação entre os vários departamentos da empresa envolvidas nas compras e os fornecedores.

Objectivos Específicos

No final deste programa, os participantes deverão ser capazes de:
- completar um processo de compra de forma organizada, ética e garantindo a melhor solução;
- elaborar um plano anual de compras de acordo com a estratégia do departamento, comparar e negociar propostas com algum grau de complexidade;
- definir a estratégia de compras a médio prazo e os seus objetivos, não descurando o acompanhamento regular de ambos;
- identificar o valor que as várias funções no processo de compras (requisitante, comprador e fornecedor) podem acrescentar ao mesmo de modo a maximizar resultados.

Metodologia

Programa de formação com a duração de 62 horas, realizada em e-learning, que contempla sessões síncronas e participadas através de videoconferência (com câmara e microfone ligados, sempre que as condições informáticas e de rede o permitam) e sessões assíncronas.

As sessões síncronas serão teórico-práticas, com 46 horas de duração, e recorrerão aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos, privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos participantes, a troca de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada participante.

Nas sessões assíncronas, com 16 horas de duração, os participantes terão oportunidade de aprofundar os conhecimentos e treinar novas competências.

Ao longo do programa, os participantes terão ainda acesso a um fórum para partilha facultativa de experiências e dúvidas que poderão ser abordados e esclarecidos nas sessões síncronas.

Conteúdos Programáticos

1. O Processo de Compras

2. O Comprador Estratégico

3. O Supervisor de Compras

4. O Triângulo das Compras: Requisitante - Comprador - Fornecedor

Avaliação

O modelo de avaliação utilizado neste programa compreenderá três níveis: a) avaliação diagnóstica; b) avaliação formativa e c) avaliação sumativa.

A avaliação diagnóstica consiste na realização de questões formuladas oralmente no decorrer das sessões síncronas que visam avaliar os conhecimentos prévios sobre o processo de gestão de compras e não será tida em conta no cálculo da classificação final da participação do formando na ação de formação.

A avaliação com ponderação para a classificação final da participação neste programa compreende a avaliação formativa e a avaliação sumativa. A avaliação formativa será realizada de forma contínua ao longo das sessões e baseada na interação docente/participante, nas tarefas propostas ao longo das sessões e na participação pertinente e ajustada no fórum e a avaliação individual realizada no final de cada módulo que consistirá num teste de conhecimentos. A avaliação sumativa, será realizada em grupo no final do programa e consistirá na apresentação em formato de role-play de uma situação de compras, que envolverá um requisitante, um comprador e um fornecedor.

A classificação final da participação do formando na ação de formação, realizada numa escala de 0 a 20 valores, é composta pela seguinte proporção:
Participação - 20%
Avaliação formativa – 50%
Avaliação sumativa – 30%


CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

Para obterem aprovação, os participantes necessitam de ter uma frequência mínima de 80% nas sessões síncronas.

Serão aprovados todos os participantes com uma classificação final igual ou superior a 50%, de acordo com a seguinte escala de avaliação:

0 – 9,4 valores Insuficiente Não aprovado
9,5 – 13,4 valores Suficiente Aprovado
13,5 – 17,4 valores Bom Aprovado
17,5 – 20 valores Muito Bom Aprovado

Aos formandos que obtiverem aproveitamento será entregue um Certificado de Formação Profissional emitido pela Fly-Form. A quem não obtiver aproveitamento ou não tiver a frequência mínima será emitida uma declaração de frequência do curso.