O triângulo das compras: requisitante - comprador - fornecedor | Fly-Form
Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
  • Duração14.0 horas
Condições de Inscrição

Para frequentar esta formação, o candidato a formando terá de ter acesso a um equipamento informático com recurso à internet, com câmara e microfone para poder participar em sessões síncronas realizadas por zoom.

Observações

Aos formandos que obtiverem aproveitamento será entregue um Certificado de Formaçao Profissional certificada, emitido na plataforma SIGO pela Fly-Form. A quem não obtiver aproveitamento ou não tiver a frequência mínima será emitida uma declaração de frequência do curso.

Objectivo Geral

O curso de formação sobre o triângulo das comras: requisitante, comprador e fornecedor permite a aquisição e/ou consolidação de conhecimentos/competências que tornarão os formandos aptos a definir a identificar o valor que podem acrescentar ao processo de compra de modo a maximizar resultados.

Objectivos Específicos

No final da ação de formação, os formandos deverão ser capazes de:
- Identificar o papel de cada função - requisitante, comprador, fornecedor - para maximizar o resultado do processo de compra e minimizar os custos para a empresa;
- Entender a importância de participar e comunicar corretamente durante o processo de compas e subquente relação comercial.

Metodologia

Ação de formação com a duração de 14 horas, realizada em e-learning, que contempla sessões síncronas e participadas através de videoconferência (com câmara e microfone ligados, sempre que as condições informáticas e de rede o permitam) e sessões assíncronas.

As sessões síncronas serão teórico-práticas, com 10 horas de duração, e recorrerão aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos, privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada formando.

Nas sessões assíncronas, com 4 horas de duração, os formandos terão oportunidade de aprofundar os conhecimentos e treinar novas competências.

Ao longo da ação de formação, os formandos terão ainda acesso a um fórum para partilha facultativa de experiências e dúvidas que poderão ser abordados e esclarecidos nas sessões síncronas.

Conteúdos Programáticos

1. A ligação entre as compras e os restantes departamentos da empresa
1.1. Objetivos comuns e objetivos de cada departamento

2. O mundo dos requisitantes e o dos fornecedores
2.1. Unir esforços para o melhor resultado

3. "Back door selling " - o que é e como evitá-lo

4. Explorar várias vertentes na redução de custos

Avaliação

O modelo de avaliação utilizado nesta ação de formação compreenderá três níveis: a) avaliação diagnóstica; b) avaliação formativa e c) avaliação sumativa.

A avaliação diagnóstica consiste na realização de questões formuladas oralmente no decorrer das sessões síncronas que visam avaliar os conhecimentos prévios sobre a temática do triângulo das compras e não será tida em conta no cálculo da classificação final da participação do formando na ação de formação.

A avaliação com ponderação para a classificação final da participação do formando na ação de formação compreende a avaliação formativa - realizada de forma contínua ao longo das sessões e baseada na interação formador/formando, nas tarefas propostas ao longo das sessões e na participação pertinente e ajustada no fórum; e a avaliação sumativa - realizada, individualmente, e que consiste na realização de um teste de conhecimentos no final da ação de formação.

A classificação final da participação do formando na ação de formação, realizada numa escala de 0 a 20 valores, é composta pela seguinte proporção:
Avaliação formativa – 50%
Avaliação sumativa – 50%


CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

Para obterem aprovação, os formandos necessitam de ter uma frequência mínima de 80% nas sessões síncronas.

Serão aprovados todos os formandos com uma classificação final igual ou superior a 50%, de acordo com a seguinte escala de avaliação:

0 – 9,4 valores Insuficiente Não aprovado
9,5 – 13,4 valores Suficiente Aprovado
13,5 – 17,4 valores Bom Aprovado
17,5 – 20 valores Muito Bom Aprovado



Aos formandos que obtiverem aproveitamento será entregue um Certificado de Formação Profissional emitido pela Fly-Form. A quem não obtiver aproveitamento ou não tiver a frequência mínima será emitida uma declaração de frequência do curso.