Alimentação no ciclo de vida | Fly-Form
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  • Duração20.0 horas
  • Preço99,00€
Condições de Inscrição

Para frequentar esta formação, o candidato a formando terá de ter acesso a um equipamento informático com recurso à internet, com câmara e microfone para poder participar na sessão síncrona realizada por zoom.

Observações

Este curso de formação pertence à área de educação e formação 726 - Terapia e Reabilitação, a qual não se encontra certificada pela DGERT. Deste modo, ao preço apresentado para esta ação de formação acresce IVA à taxa legal em vigor de 23% e o certificado entregue a quem tiver frequentado o curso com aproveitamento será emitido em modelo Fly-Form, não será emitido pela plataforma SIGO.

Objectivo Geral

O curso de formação "Alimentação no ciclo de vida" permitir-lhe-á:
1) identificar os conceitos e princípios fundamentais relacionados com a alimentação e nutrição nas fases do ciclo da vida;
2) identificar as principais alterações/modificações com consequências a nível alimentar e nutricional;
3) identificar os princípios orientadores da alimentação saudável nas várias fases da vida.

Objectivos Específicos

No final desta ação de formação, o formando deverá:
1) ser capaz de compreender e enunciar as diferentes alterações fisiológicas do indivíduo ao longo da sua via e de as enquadrar nas respetivas necessidades metabólicas e nutricionais;
2) ser capaz de aplicar as respetivas orientações a cada fase específica do desenvolvimento humano;
3) entender as características de saúde e de doença características de cada grupo etário.

Metodologia

Ação de formação com a duração de 20 horas, realizada em e-learning, e baseada em sessões síncronas e participadas através de videoconferência (com câmara e microfone ligados, sempre que as condições informáticas e de rede o permitam).

As sessões síncronas serão teórico-práticas e recorrerão aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos, privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos participantes, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada participante.

Ao longo da ação de formação, os participantes terão ainda acesso a um fórum para partilha facultativa de experiências e dúvidas que poderão ser abordadas e esclarecidos nas sessões síncronas.

Conteúdos Programáticos

1. Conceitos e princípios fundamentais acerca da alimentação e nutrição nas várias fases do ciclo da vida:
1.1 Necessidades nutricionais diárias;
1.2 Agrupamentos dos alimentos por nutrientes e seu papel;

2. Alimentação e nutrição na infância:
2.1 Diversificação alimentar;
2.2 Crescimento Infantil;
2.3 Necessidades e Recomendações Nutricionais;
2.4 Condicionantes da Ingestão Alimentar Infantil;
2.5 Preocupações Nutricionais em Crianças;
2.6 Birras e recusas alimentares;

3. Alimentação e nutrição na adolescência:
3.1 Crescimento e Desenvolvimento Pubertário;
3.2 Necessidades e Recomendações Nutricionais;
3.3 Condicionantes da Ingestão Alimentar em Adolescentes;
3.4 Preocupações Nutricionais em Adolescentes;

4. Alimentação e nutrição no Adulto:
4.1 Necessidades e Recomendações Nutricionais;

5. Alimentação e nutrição na gravidez e aleitamento:
5.1 Ganho ponderal recomendado na Gravidez;
5.2 Macro e micronutrientes;
5.3 Alimentos a evitar e ter em atenção;
5.4 Problemas relacionados com a alimentação na gravidez (náuseas, vómitos e azia; obstipação);
5.5 Aleitamento materno;

6. Alimentação e nutrição no Idoso:
6.1 Alterações fisiológicas em geriatria;
6.2 Envelhecimento e variações ponderais;
6.3 Necessidades e recomendações nutricionais;
6.4 Preocupações alimentares nos idosos;
6.5 Planeamento de refeições para idosos;

7. Hábitos de alimentação saudável e plano alimentar adequado.

Avaliação

O modelo de avaliação utilizado nesta ação de formação compreenderá três níveis: a) avaliação diagnóstica; b) avaliação formativa e c) avaliação sumativa.

A avaliação diagnóstica consiste na realização de questões orais para aferição de conhecimentos prévios sobre a temática da alimentação no cliclo de vida e não será tida em conta no cálculo da classificação final da participação do formando na ação de formação.

A avaliação com ponderação para a classificação final da participação do formando na ação de formação compreende a avaliação formativa - realizada de forma contínua ao longo das sessões e baseada na interação formador/formando, que permitirá avaliar 1) o domínio dos conhecimentos: compreensão, integração e aplicação dos conteúdos em exercícios práticos, 2) a transferência dos conhecimentos: transferência dos conhecimentos em casos específicos, capacidade de concretização de tarefas, articulação com o meio e 3) as atitudes e comportamentos: interesse, empenho, autonomia, responsabilidade, participação, trabalho em equipa e cooperação; e a avaliação sumativa - realizada no final da ação de formação através de um teste de conhecimentos.

A classificação final da participação do formando na ação de formação, realizada numa escala de 0 a 20 valores, é composta pela seguinte proporção:
Avaliação formativa – 30%
Avaliação sumativa – 70%


CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

Para obterem aprovação, os formandos necessitam de ter uma frequência mínima de 80% nas sessões síncronas.

Serão aprovados todos os formandos com uma classificação final igual ou superior a 50%, de acordo com a seguinte escala de avaliação:

0 – 9,4 valores Insuficiente Não aprovado

9,5 – 13,4 valores Suficiente Aprovado

13,5 – 17,4 valores Bom Aprovado

17,5 – 20 valores Muito Bom Aprovado


Aos formandos que obtiverem aproveitamento será entregue um Certificado de Formação Profissional Certificada (emitido pela plataforma SIGO da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência).

A quem não obtiver aproveitamento ou não tiver a frequência mínima será emitida uma declaração de frequência do curso.