Programa Avançado em Gestão da Segurança | Fly-Form
Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
  • Duração24.0 horas
  • Preço550,00€
Observações

Aos formandos que obtiverem aproveitamento será entregue um Certificado de Formaçao Profissional certificada, emitido na plataforma SIGO pela Fly-Form. A quem não obtiver aproveitamento ou não tiver a frequência mínima será emitida uma declaração de frequência do curso.

Objectivo Geral

O Programa Avançado em Gestão da Segurança tem como objetivo geral dotar os participantes com os fundamentos e elementos essenciais ao aprofundamento da importância da função segurança nas organizações, partindo do pressuposto que esta está intimamente ligada à missão e à persecução das suas atividades, sendo transversal ao todo organizacional independentemente do nível e grau das responsabilidades (segurança organizacional e/ou segurança corporativa) que lhe forem cometidas pela administração de topo.

Objectivos Específicos

Este programa visa, em termos específicos:

1. Estabelecer um quadro teórico de “doutrina de segurança”, de saber organizacional e de conceitos-chave de gestão que permitam um exercício eficaz da função de segurança;
2. Capacitar os participantes com as ferramentas e instrumentos analíticos fundamentais para a definição de um Sistema de Segurança, assente numa visão holística e poliédrica;
3. Fornecer um diagrama de processo explicativo das diversas fases, vetores de análise, componentes, dimensões especializadas e princípios básicos a contemplar e conjugar, que sirva como guião inicial na construção e implementação integrada de um Sistema de Segurança.

Metodologia








Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso aos métodos ativo, expositivo, interrogativo e, sempre que aplicável, demonstrativo. Dar-se-á preferência à apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentar-se-á momentos de participação direta dos formandos, nomeadamente a partilha de experiências e o debate de ideias.

Conteúdos Programáticos

1. A PROBLEMÁTICA DA SEGURANÇA

1.1 Conceitos Operatórios Fundamentais

2. GESTÃO E SEGURANÇA

2.1 Segurança Organizacional e Segurança Corporativa

2.2 Segurança Organizacional e Gestão da Segurança

2.3 Segurança Organizacional. Modelo simplificado/diagrama de processo

2.4 Domínios da Segurança Organizacional

3. A CULTURA DE SEGURANÇA

4. A LIDERANÇA EFICAZ

5. O DIRETOR DE SEGURANÇA

Avaliação

A avaliação dos formandos será feita, de forma contínua ao longo da formação e compreenderá uma avaliação formativa por cada módulo e uma avaliação sumativa no final do curso. A classificação final do curso de formação, baseada numa escala de 0 a 20 valores, é composta pela seguinte proporção:

  • Avaliação formativa – 40%
  • Avaliação sumativa – 60%

Para obterem aprovação, os formados necessitam de ter a frequência da duração total do curso, não podendo faltar durante todo o decorrer da formação. Serão aprovados todos os formandos com uma classificação final igual ou superior a 50%, de acordo com a seguinte escala de avaliação (segundo o art.º 17º do D.L. n.º 42/2005 de 22 de fevereiro - Tratado de Bolonha):

  • 0 – 9,9 valores - Insuficiente  (Não aprovado)
  • 10 – 13,4 valores - Suficiente
  • 13,5 – 15,4 valores - Bom
  • 15,5 – 17,4 valores - Muito Bom
  • 17,5 – 20 valores - Exvelente

Aos formandos que obtiverem aproveitamento será entregue um Certificado de Formação Profissional emitido pela Fly-Form. A quem não obtiver aproveitamento ou não tiver a frequência mínima será emitida uma declaração de frequência do curso.