Formação Pedagógica Inicial de Formadores (b-learning) | Fly-Form
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  • Duração90.0 horas
  • Preço169,00€
Condições de Inscrição

As condições de acesso à Formação Pedagógica Inicial de Formadores exigem a verificação dos requisitos de entrada, exigidos pela Portaria nº 214/2011 de 30 de maio, associados ao nível de qualificação escolar:
• deve ter preferencialmente uma qualificação de nível superior;
• não pode ter qualificações inferiores ao 9º ano de escolaridade.

Sem prejuízo dos critérios legais, deverão constituir critérios de acesso os seguintes:
• Interesse e motivação para a realização da ação de formação;
• Disponibilidade;
• Situação profissional;
• Expectativas e necessidades de formação;
• Relacionamento interpessoal (capacidade de comunicação e interação, tolerância, capacidade facilidade de cooperação e de trabalho em equipa, capacidade de
coordenação de trabalho, …)
• Competências pessoais e sociais adequadas à função: autonomia, assertividade, capacidade de resolução de problemas, espírito empreendedor, iniciativa, criatividade,flexibilidade, …)
• Competências básicas no domínio das TIC;
• Experiência profissional; e,
• Outras que se venham a verificar necessárias para a concretização do objetivo da formação.

Os processos de seleção dos candidatos à formação deverão assentar em critérios predefinidos, relacionados com a salvaguarda da transparência de métodos e de igualdade de oportunidades.
Para assegurar o cumprimento dos critérios de acesso à Formação Pedagógica Inicial de Formadores é necessário:
• a entrega do Curriculum-vitae (Modelo Europeu);
• o preenchimento da ficha de inscrição/candidatura;

Após análise curricular e das fichas de inscrição para despiste dos casos não enquadráveis nas condições de acesso, são convocados os candidatos para o preenchimento de um questionário de seleção ou realização de entrevistas individuais para avaliação das expectativas. Estas formas de avaliar as expectativas dos formandos serão úteis não só na admissão ao curso, como também, na aferição dos conhecimentos e competências prévias.

Objectivo Geral

O curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências de:
1. dinamização de ações de formação;
2. conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
3. gestão e coordenação de formação;
4. investigação e experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

Objectivos Específicos

No final desta ação de formação, o formando estará apto a:
i) Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
- Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
- Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
- Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática.

ii) Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:
- Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
- Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
- Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
- Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da
formação;
- Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
- Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
- Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.

iii) Refletir sobre os sistemas de formação:
- Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

O formador deverá ser capaz de estabelecer uma relação pedagógica diferenciada, dinâmica e eficaz com múltiplos grupos ou indivíduos, de forma a favorecer a aquisição de conhecimentos e competências, bem como o desenvolvimento de atitudes e comportamentos adequados ao desempenho profissional, tendo em atenção as exigências atuais e prospetivas do mercado de emprego.

Metodologia

Ação de formação com a duração de 90 horas, realizada em b-learning, que contempla sessões presenciais e momentos assíncronoss.

As sessões presenciais serão teórico-práticas, com 34 horas de duração, e recorrerão aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos, privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos participantes, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada participante.

Os módulos 1., 3., 4., 5., 6., 7. e 8. terão no mínimo duas horas de sessões presenciais, enquanto que os módulos 2. e 9. serão desenvolvidos em sessões exclusivamente presenciais.

Nos momentos assíncronos, com 56 horas de duração, os participantes terão oportunidade de aprofundar os conhecimentos e treinar novas competências.

Ao longo da ação de formação, os participantes terão ainda acesso a um fórum para partilha facultativa de experiências e dúvidas que poderão ser abordados e esclarecidos nas sessões presenciais.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1 | Formador: sistema, contextos e perfil (10 horas)

Módulo 2 | Simulação pedagógica inicial (10 horas)

Módulo 3 | Comunicação e dinamização de grupos em formação (10 horas)

Módulo 4 | Metodologias e estratégias pedagógicas (10 horas)

Módulo 5 | Operacionalização da formação: do plano à ação (10 horas)

Módulo 6 | Recursos didáticos e multimédia (10 horas)

Módulo 7 | Plataformas colaborativas e de aprendizagem (10 horas)

Módulo 8 | Avaliação da formação e das aprendizagens (10 horas)

Módulo 9 | Simulação pedagógica final (10 horas)

Avaliação

A Avaliação Final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:

(i) Avaliação Diagnóstica (AD): Simulação Pedagógica Inicial - 10%
(ii) Avaliação Sumativa (AS): Objetivos Pedagógicos (OP) – 30% ; Competências Pedagógicas (CP) – 30%; Projeto de Intervenção (PI) – 30%

AVALIAÇÃO FINAL = [(0,10 X AD) + (0,3 X AS/OP)+ (0,30 X AS/CP) + (0,3 X AS/PI)]

A aprovação do formando no final do curso será determinada pelos seguintes critérios, numa escala de avaliação de 1 a 5 níveis:
a) Considera-se que um formando teve aproveitamento no curso quando a sua classificação final for igual ou superior ao nível 2, correspondendo em termos qualitativos a “Aproveitamento Satisfatório” e tendo registado uma assiduidade mínima de 95% sobre a duração global do curso.

b) Considera-se que um formando não teve aproveitamento no curso quando a sua classificação final for igual ao nível 1, correspondendo em termos qualitativos a
“Aproveitamento Insuficiente” ou não tendo registado uma assiduidade mínima de 95% sobre a duração global do curso, não podendo faltar a um sub-módulo inteiro.

Aos formandos que obtiverem aproveitamento será entregue um Certificado de Formaçao Profissional, emitido na plataforma SIGO pela Fly-Form. A quem não obtiver aproveitamento ou não tiver a frequência mínima será emitida uma declaração de frequência do curso.