Moodle para Formadores | Fly-Form
Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Duração
10.0 horas
Preço
60,00€
Informação sobre o curso Moodle para Formadores
Duração
10.0 horas
Preço
60,00€
Condições de Inscrição

Para frequentar esta formação, o candidato a formando terá de ter acesso a um equipamento informático com recurso à internet.

Observações

Formador: Prof. Dr. Fabio Batalha M. Barros

Consultor e formador internacional nas áreas de e-learning, b-learning, design instrucional, produção de vídeos, tutoriais (screencasts), coordenação e desenvolvimento de cursos, projetos de educação e implantação de plataformas de ensino online (Moodle e outras).

Investigador na área de Educação Digital Humanizada, autor de artigos e membro da comunidade Moodle internacional (moodle.org) desde janeiro de 2006.

Trabalhos recentes em educação online: AVASUS (Brasil), NAU (Portugal), Universidade do Minho (Portugal), Aprender Livre (Países Lusófonos), Kerigma (Portugal), Aliadas
em Movimento (Moçambique), Reborn4Life (Portugal) entre outros.

Objectivo Geral

Com este curso, o formando ficará apto a utilizar os recursos digitais oferecidos pela plataforma moodle, nomeadamente no planeamento, criação, avaliação e acompanhamento de cursos online.

Objectivos Específicos

Os objetivos específicos a que este curso se propõe alcançar são proporcionar ao formando conhecimentos e competências para:
- Planear cursos na plataforma moodle;
- Configurar a sala de aula na plataforma moodle;
- Criar cursos na plataforma moodle;
- Utilizar os diferentes tipos de recursos e atividades de acordo com a metodologia do curso;
- Utilizar as ferramentas de interação e comunicação disponíveis na plataforma;
- Avaliar a aprendizagem dos formandos/alunos.

Metodologia

A formação decorrerá em regime de ensino a distância online (e-learning), assíncrono (isto é, sem sessões com hora marcada), na plataforma moodle, através de uma tutoria ativa e permanente, o que permite ao formando ler, refletir e analisar a informação antes de intervir, ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhe sejam mais convenientes.
A formação apoiar-se-á nas interações diversificadas possibilitadas pela plataforma moodle (fóruns, decisões, testes, vídeos, hiperligações, entre outras). Em cada módulo será criado um fórum de discussão moderado pelo formador e que permanecerá aberto ao longo de toda a formação. Nestes espaços, o formador lançará desafios/perguntas aos formandos, a que estes devem responder com base nos diferentes recursos disponibilizados pelo formador, informação recolhida pelos próprios formandos e partilha de experiências.
O acompanhamento a prestar pelo formador é ativo e permanente, sendo preferencialmente feito através dos fóruns de discussão abertos nos diversos módulos e através do sistema de mensagens pessoais disponível na plataforma moodle.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1 - Educação Digital (1 horas)
Módulo 2 - Princípios gerais do moodle (4 horas)
Módulo 3 - Criação e edição de cursos moodle (5 horas)

Avaliação

A avaliação dos formandos será feita, de forma contínua ao longo da formação e compreenderá uma avaliação formativa contínua e uma avaliação sumativa no final do curso.
A nota final do curso de formação, baseada numa escala de 0 a 20 valores, é composta pela seguinte proporção:
Avaliação formativa – 60%, sendo obtida através da visualização e leitura dos recursos disponibilizados e da participação ativa nos fóruns.
Avaliação sumativa – 40%, baseada na utilização prática da plataforma moodle, na criação de atividades e recursos.

Para obterem aproveitamento, os formados necessitam de ter uma classificação final igual ou superior a 12 valores, de acordo com a seguinte escala de avaliação:

0 - 11,9 valores Não aprovado
12 – 20 valores Aprovado

Aos formandos que obtiverem aproveitamento será entregue um Certificado de Formação Profissional emitido pela Fly-Form na plataforma SIGO. A quem não obtiver aproveitamento será emitida uma declaração de frequência do curso.