Gestão em Contexto de Paz ou Conflito | Fly-Form
Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Duração
15.0 horas
Informação sobre o curso Gestão em Contexto de Paz ou Conflito
Duração
15.0 horas
Condições de Inscrição

Para frequentar esta formação, o candidato a participante terá de ter acesso a um equipamento informático com recurso à internet, com câmara e microfone para poder participar em sessões síncronas realizadas por zoom.

Objectivo Geral

A formação em Gestão em Contexto de Paz ou Conflito visa dotar os participantes dos conhecimentos práticos e teóricos da Geografia do Conhecimento para a Gestão em Contexto de Paz e Conflito, proporcionando conhecimentos conducentes ao desenvolvimento de competências para antecipar e gerir a mudança, mediante o contexto, à escala individual e organizacional.

Objectivos Específicos

No final desta formação, os formandos deverão estar aptos a:

- Reconhecer a importância da Geografia do Conhecimento para a Gestão;

- Identificar os conceitos de Espaços de Poder, as Paisagens de Representação e os Lugares de Prática no seu contexto de gestão;

- Compreender as diferenças essenciais inerentes a um Contexto de Paz ou de Conflito e as suas implicações na Gestão;

- Perceber a importância de uma análise metódica e estrutural nos processos de tomada de decisão em Gestão.

Metodologia

Formação com a duração de 15 horas, realizada em e-learning, que contempla sessões síncronas e participadas através de videoconferência (com câmara e microfone ligados, sempre que as condições informáticas e de rede o permitam) e momentos assíncronos.

As sessões síncronas, com a duração de 12h, serão teórico-práticas e recorrerão aos métodos expositivo, participativo e interrogativo, dando-se preferência aos métodos ativos, privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Nos momentos assíncronos, com a duração prevista de 3 horas, os formandos irão preparar um caso prático de aplicação dos conteúdos abordados no seu contexto de gestão.

Ao longo da formação, os participantes terão ainda acesso a um fórum para partilha facultativa de experiências e dúvidas que poderão ser abordadas e esclarecidas nas sessões síncronas.

Conteúdos Programáticos

1. Geografia do Conhecimento

1.1. Espaços de Poder

1.2. Paisagens de Representação

1.3. Lugares de Prática



2. Paz e Conflito
2.1. Geopolítica
2.2. Relações Internacionais


3. Gestão em Contexto de Paz ou Conflito
3.1. Geoestratégia
3.2. Gestão do Risco


4. A Gestão do Conhecimento enquanto Método de Gestão e Tomada de Decisão
4.1. Exercício Prático

Avaliação

O modelo de avaliação utilizado nesta formação será baseado em três fases:
1) Avaliação diagnóstica;
2) Avaliação formativa;
3) Avaliação sumativa.

A avaliação diagnóstica consiste na realização de questões formuladas oralmente pelo docente nos momentos iniciais de cada módulo e visa avaliar os conhecimentos prévios sobre a temática para que o formador os possa enquadrar no decorrer da abordagem aos conteúdos. Esta avaliação não será tida em conta no cálculo da classificação final da participação do formando na ação de formação.

A avaliação com ponderação para a classificação final da participação do formando na ação de formação compreende à:
• Avaliação formativa – realizada de forma contínua ao longo da formação, baseada na interação formador/formando e que visa avaliar o comportamento do formando durante a formação, nomeadamente, a sua responsabilidade, relacionamento social e empenho;
• Avaliação sumativa - que consiste na realização de um exercício de aplicação prática dos conteúdos, desenvolvido individualmente.

A classificação final da participação na ação de formação, baseada numa escala de 0 a 20 valores, é composta em 40% pela nota da avaliação formativa e 60% pela classificação obtida no trabalho prático.

CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO
Para obterem aprovação, os formados necessitam de ter uma frequência de 90% da duração total da ação de formação e uma classificação final igual ou superior a 10 valores, de acordo com a seguinte escala de avaliação (segundo o art.º 17º do D.L. n.º 42/2005 de 22 de fevereiro - Tratado de Bolonha)

0 - 9,9 valores Insuficiente Não aprovado
10 – 13,4 valores Suficiente Aprovado
13,5 – 15,4 valores Bom Aprovado
15,5 – 17,4 valores Muito Bom Aprovado
17,5 – 20 valores Excelente Aprovado

Aos formandos que obtiverem aproveitamento será entregue um Certificado de Formação Profissional, emitido em SIGO, pela Fly-Form. A quem não obtiver aproveitamento ou não tiver a frequência mínima será emitida uma declaração de frequência do curso.