Análise Estratégica, Geoeconomia e Prospetiva | Fly-Form
Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Duração
24.0 horas
Informação sobre o curso Análise Estratégica, Geoeconomia e Prospetiva
Duração
24.0 horas
Condições de Inscrição

Para frequentar esta formação, o candidato a participante terá de ter acesso a um equipamento informático com recurso à internet, com câmara e microfone para poder participar em sessões síncronas realizadas por zoom.

Observações

O curso de formação em Análise Estratégica, Geoeconomia e Prospetiva destina-se a todos os que necessitam de trabalhar com desenvolvimento de cenários de futuro e com os temas globais da análise estratégica e geoeconomia.

Objectivo Geral

A fomação em Análise Estratégica, Geoeconomia e Prospetiva visa proporcionar aos formandos conhecimentos conducentes ao desenvolvimento de competências em antecipar e gerir a mudança numa série de domínios (científico, tecnológico, económico, político, social e de segurança e defesa) à escala individual e organizacional, fazendo uso de técnicas de elaboração de cenários e prospetiva.

Objectivos Específicos

No final desta formação, os participantes deverão:
- Conhecer o conceito de prospetiva e as diferentes áreas onde se aplica: territorial, organizacional, tecnológica, política;
- Estudar técnicas específicas para realizar estudos de análise estratégica, geoeconomia e prospetiva como análise estrutural, mapeamento de atores e construção de cenários;
- Preparar um estudo futuro para um caso que permita a aplicação dos conhecimentos, técnicas e ferramentas aprendidas na formação.

Metodologia

Formação com a duração de 24 horas, realizada em e-learning, que contempla sessões síncronas e participadas através de videoconferência (com câmara e microfone ligados, sempre que as condições informáticas e de rede o permitam) e momentos assíncronos.



As sessões síncronas, com a duração de 18h, serão teórico-práticas e recorrerão aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos, privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.


Nos momentos assíncronos, com a duração prevista de 6 horas, os formandos irão preparar um cenário de aplicação dos conceitos abordados em sessão.


Ao longo da formação, os participantes terão ainda acesso a um fórum para partilha facultativa de experiências e dúvidas que poderão ser abordados e esclarecidos nas sessões síncronas.

Conteúdos Programáticos

1. Análise estratégica

2. Geoeconomia
2.1. Enquadramento histórico
2.2. Contexto atual

3. Prospetiva
3.1. Conceitos
3.2. Análise e cenarização
3.3. Procedimento
3.4. Aplicação prática da análise prospetiva

Avaliação

O modelo de avaliação utilizado nesta formação será baseado em três fases:
1) Avaliação diagnóstica;
2) Avaliação formativa;
3) Avaliação sumativa.

A avaliação diagnóstica consiste na realização de questões formuladas oralmente pelo docente nos momentos iniciais de cada módulo e visa avaliar os conhecimentos prévios sobre a temática para que o docente os possa enquadrar no decorrer da abordagem aos conteúdos. Esta avaliação não será tida em conta no cálculo da classificação final da participação do formando na ação de formação.

A avaliação com ponderação para a classificação final da participação do formando na ação de formação compreende à:
• Avaliação formativa – realizada de forma contínua ao longo da formação, baseada na interação formador/formando e que visa avaliar o comportamento do formando durante a formação, nomeadamente, a sua responsabilidade, relacionamento social e empenho;
• Avaliação sumativa - que consiste na realização de um exercício de aplicação prática da análise prospetiva, desenvolvido em grupo.

A classificação final da participação na ação de formação, baseada numa escala de 0 a 20 valores, é composta em 40% pela nota da avaliação formativa e 60% pela classificação obtida no trabalho prático.

CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO
Para obterem aprovação, os formados necessitam de ter uma frequência de 90% da duração total da ação de formação e uma classificação final igual ou superior a 10 valores, de acordo com a seguinte escala de avaliação (segundo o art.º 17º do D.L. n.º 42/2005 de 22 de fevereiro - Tratado de Bolonha)

0 - 9,9 valores Insuficiente Não aprovado
10 – 13,4 valores Suficiente Aprovado
13,5 – 15,4 valores Bom Aprovado
15,5 – 17,4 valores Muito Bom Aprovado
17,5 – 20 valores Excelente Aprovado

Aos formandos que obtiverem aproveitamento será entregue um Certificado de Formação Profissional emitido em SIGO pela Fly-Form. A quem não obtiver aproveitamento ou não tiver a frequência mínima será emitida uma declaração de frequência do curso.