Formação Pedagógica Contínua de Formadores – e-Formador | Fly-Form
Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
  • Duração60.0 horas
  • Preço225,00€
Condições de Inscrição

- Formadores, detentores de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou a exceção prevista no n.º 2 do artigo 2º da Portaria n.º 214/2011, de 30 de maio;
- Acesso a equipamento informático com recurso à internet de banda larga, com câmara e microfone para poder participar em sessões síncronas realizadas por zoom;
- Competências digitais que lhe permitam aceder e utilizar a plataforma e-learning MOODLE na ótica do formando;
- Competências digitais de informação, nomeadamente, processamento de texto (nível independente), criação de conteúdos (nível básico), comunicação (nível básico), resolução de problemas (nível básico) e segurança da informação (nível independente);
- 100 horas, comprovadas, de experiência formativa enquanto formador (independentemente da área de educação de base) ou desempenho comprovado de funções relacionadas com as temáticas em questão, tais como implementação, organização e coordenação de ações de formação por parte de outros profissionais (responsáveis pedagógicos, gestores da formação, mediadores, entre outros);
- Disponibilidade para frequentar as sessões síncronas e realizar as atividades propostas nos tempos assíncronos.

Objectivo Geral

O curso de Formação Pedagógica Contínua de Formadores - e-Formador visa dotar os participantes das competências necessárias ao exercício das funções de formador à distância, em diferentes contextos de aprendizagem – formal, não formal e informal e com diversos destinatários, jovens e adultos e ainda modalidades de formação inicial ou contínua – atualização, aperfeiçoamento ou reciclagem.

Objectivos Específicos

No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de:
- Desenhar cursos de formação a distância;
- Selecionar e produzir conteúdos para cursos online;
- Criar estratégias e instrumentos de avaliação online;
- Promover a dinamização das aprendizagens online;
- Usar a plataforma Moodle como formadores;
- Desenhar um curso de simulação online.

Metodologia

Este curso será realizado em modalidade e-learning, com recurso à Plataforma Moodle e terá uma duração total de 60 horas.

Incluirá uma componente de formação síncrona (12 horas) e uma componente de formação assíncrona (48 horas):
- Síncrona: sessão com data e hora agendada, onde o formador abordará os conteúdos da formação e interagirá com os formandos, e estes com o formador e com os restantes colegas. As sessões síncronas decorrem online numa sala virtual de videoconferência;
- Assíncrona: a formação pressupõe ainda momentos de autoestudo, pesquisas, debate, e realização de tarefas/exercícios lançados pelo formador do respetivo módulo. Os elementos de apoio a estes momentos são disponibilizados através da plataforma Moodle.

O design do curso parte de pressupostos conceptuais que são os pilares do modelo didático proposto, assentando nomeadamente na abordagem construtivista (ênfase nas dimensões sociais da aprendizagem) e na aprendizagem baseada em projetos – Project-Based Learning (PBL) – na qual o formando concebe, desenha e desenvolve o seu próprio projeto formativo em e-learning (curso ou unidade de formação/módulo) usando uma plataforma de simulação fornecida para esse efeito. O curso é centrado no formando que é o ator principal, ativo e capaz de gerir o seu tempo, de acordo com um cronograma que é fornecido, delimitando tarefas a realizar e resultados a alcançar.

Conteúdos Programáticos

M0: Introdução ao e-learning e ao ambiente online - 10 horas (2 síncronas e 8 assíncronas)
- Competências Digitais Prévias

M1: Design de Cursos de Formação Online – 10 horas (2 horas síncronas e 8 assíncronas)
- Criar e parametrizar cursos e unidades de aprendizagem em sistemas de gestão de aprendizagem online, desenhar cursos e unidades de aprendizagem online

M2: Avaliação da Aprendizagem Online - 10 horas (2 síncronas e 8 assíncronas)
- Monitorizar e avaliar a aprendizagem online e os resultados da formação

M3: Dinamização da Aprendizagem Online - 10 horas (2 síncronas e 8 assíncronas)
- Dinamizar e facilitar a aprendizagem de indivíduos e grupos de formação em e-learning

M4: Criação e Utilização de Conteúdos Educativos - 10 horas (2 síncronas e 8 assíncronas)
- Conceber e utilizar conteúdos educativos

M5: Simulação Pedagógica - 10 horas (2 horas síncronas e 8 assíncronas)
- Afinar o projeto formativo na plataforma de simulação e testá-lo através da avaliação

Avaliação

A avaliação dos formandos será feita em três fases: 1) Avaliação diagnóstica; 2) Avaliação formativa; e 3) Avaliação sumativa.

A avaliação diagnóstica consiste na realização de um inquérito prévio de competências digitais;

A avaliação com ponderação para a classificação final da participação do formando na ação de formação compreende a avaliação formativa – realizada no final de cada módulo, sob a forma de tarefas propostas pelos formadores e a avaliação sumativa - realizada, individualmente, e que consiste na avaliação da participação, assiduidade e motivação demonstrada nas sessões síncronas e assíncronas.

A classificação final da participação na ação de formação, baseada numa escala de 1 a 5 valores, é composta por:
1- Realização das atividades propostas (25%)
2- Adequação aos objetivos das atividades (25%)
3- Qualidade/Domínio dos conteúdos (25%)
4- Autonomia e Responsabilidade (25%)

A metodologia de avaliação é definida pela equipa formadora, que informará o grupo dos métodos e atividades a dinamizar, bem como dos momentos de avaliação que serão considerados. Independentemente da estratégia dos formadores, os formandos receberão informação sobre os seus resultados ao longo da formação.

CONDIÇÕES DE APROVAÇÃO:

Para poder ter direito ao certificado conferido por este curso, terá de cumprir as seguintes condições:
- A sua avaliação da aprendizagem deverá obter uma classificação final positiva (com aproveitamento). O formador de cada módulo estipulará qual a forma de avaliação da aprendizagem dos formandos, com base na qualidade da participação dos formandos nas atividades de aprendizagem do curso (participação em fóruns e chats e realização, com aproveitamento dos trabalhos propostos). A forma de avaliação bem como a pauta de avaliação, serão disponibilizadas na plataforma moodle. O formando terá de realizar elementos de avaliação em todos os módulos (não poderá deixar de participar em nenhum módulo).
A classificação final será a média aritmética da classificação obtida nos vários módulos; no entanto, não poderá obter avaliação insuficiente em mais do que um (1) módulo. A escala de avaliação por módulo é: 1 - Insuficiente (I); 2 – Satisfatório (S); 3 - Bom (B); 4 - Relevante (R); 5 - Excelente (E)].

- Deverá ter uma taxa de assiduidade igual ou superior a 95% do número total de horas deste curso (no caso dos cursos e-learning, a assiduidade é medida pela presença nas sessões síncronas, e pela participação ativa no curso em Fóruns, atividades, ou outras ferramentas síncronas e assíncronas disponibilizadas e utilizadas nesta ação de formação).

Aos formandos que obtiverem aproveitamento será entregue um Certificado de Formação Profissional emitido no SIGO, pela Fly-Form, o qual incluirá o resultado da avaliação do formando [escala: 2 – Satisfatório (S); 3 - Bom (B); 4 - Relevante (R); 5 - Excelente (E)].

A quem não obtiver aproveitamento ou não tiver a frequência mínima será emitida uma declaração de frequência do curso, se solictado.