Especialização em Segurança no Retalho | Fly-Form
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Duração
14.0 horas
Informação sobre o curso Especialização em Segurança no Retalho

Edições do curso

Data de Início
27/07/2025
Data de Fim
28/07/2025
Local de Formação
Vila Nova de Gaia

Data de Início
07/08/2025
Data de Fim
08/08/2025
Local de Formação
Vila Nova de Gaia
Duração
14.0 horas
Condições de Inscrição

REQUISITOS PARA ACESSO AO CURSO DE FORMAÇÃO:

Os candidatos à frequência desta ação de formação, devem preencher, permanente e cumulativamente, os seguintes requisitos:

  • a) Ser cidadão português, de um Estado-Membro da União Europeia, de um Estado parte do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu ou, em condições de reciprocidade, de um Estado de língua oficial portuguesa;
  • b) Possuir a escolaridade obrigatória;
  • c) Possuir plena capacidade civil;
  • d) Não ter sido condenado por sentença transitada em julgado pela prática de crime doloso contra a vida, contra a integridade física, contra a reserva da vida privada, contra o património, contra a vida em sociedade, designadamente o crime de falsificação, contra a segurança das telecomunicações, contra a ordem e tranquilidade públicas, contra a autoridade pública, designadamente os crimes de resistência e de desobediência à autoridade pública, por crime de detenção de arma proibida, ou por qualquer outro crime doloso punível como pena de prisão superior a 3 anos, sem prejuízo da reabilitação judicial;
  • f) Não exercer, nem ter exercido, a qualquer título, cargo ou função de fiscalização do exercício da atividade de segurança privada nos três anos precedentes;
  • g) Não ter sido sancionado, por decisão transitada em julgado, com a pena de separação de serviço ou pena de natureza expulsiva das Forças Armadas, dos serviços que integram o Sistema de Informações da República Portuguesa ou das forças e serviços de segurança, ou com qualquer outra pena que inviabilize a manutenção do vínculo funcional.

DOCUMENTAÇÃO A APRESENTAR NA INSCRIÇÃO À FLY-FORM:

  • Cópia do documento de identificação (ex.: cartão de cidadão; título de residência);
  • Cópia Certificado de habilitações original ou cópia autenticada;
  • Cópia do Certificado de registo criminal para o exercício da atividade de segurança privada e que envolve contacto regular com menores.
  • Conta ativa no SIGESP (Sistema Integrado de Gestão de Segurança Privada), com acesso ativo, ou seja, deverá ter acedido com as suas credenciais pelo menos uma vez após o registo.
    • Caso não o tenha, deverá fazê-lo no seguinte link (no final do registo, terá de submeter uma cópia do seu Cartão de Cidadão, bem como um comprovativo de morada): https://sigesponline.psp.pt/
      1. Criar registo;
      2. Validar o link que receberá no seu email;
      3. Receção das credenciais;
      4. Ativação da conta através do 1º acesso com as credenciais
    • Quem está inscrito, mas não recebeu email de ativação ou não consegue fazer a recuperação da password, deverá enviar um email para depspriv@psp.pt a expor a situação para que o departamento da PSP possa resolver.

DOCUMENTAÇÃO À ENVIAR PARA O DEPARTAMENTO NACIONAL DA POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA - DNPSP:

Observação: A Fly-Form orienta o formando na recolha e preenchimento da documentação para solicitação do cartão profissional à DNPSP, mas a submissão da mesma é da responsabilidade do formando.

Após a frequência da formação, para solicitar o cartão, deverá reunir a documentação e submeter o pedido de emissão do cartão profissional, via SIGESP.

  • Cópia do documento de identificação (cartão de cidadão ou título de residência);
  • Registo criminal para o exercício da atividade de segurança privada e que envolve contacto regular com menores (de Portugal e do país de origem, no caso de cidadão estrangeiro);
  • Cópia do Certificado de Formação da última formação do curso Inicial ou de Atualização de Vigilante, frequentado há menos de 2 anos;
  • Certificado da formação de Assistente de Recinto de Espetáculos;
  • Certificado de habilitações original ou cópia autenticada;
  • Certificado de Aptidão Médica para a categoria profissional de Assistente de Recinto de Espetáculos *1;
  • Certificado de Avaliação Psicológica *1;
  • Requerimento de Cartão Profissional (Modelo M 40.2 da DNPSP, em anexo no e-mail enviado).
  • 1 fotografia atual tipo passe (colada no M40).

Observações:

  • *1 Se a sua empresa não tiver possibilidade de lhe fornecer o Certificado de Aptidão Médica e/ou o Certificado de Aptidão Psicológica, a Fly-Form poderá indicar-lhe, se assim pretender, um parceiro onde fazer estas consultas para obtenção dos Certificados. O valor dessas consultas será pago diretamente aos parceiros.

Objectivos

O curso de formação de Especialização em Segurança no Retalho visa dotar os participantes de competências para transmitir uma imagem profissional de eficácia, qualidade no acolhimento ao cliente e bom funcionamento do espaço.

Objectivos Específicos

No final da ação de formação, os formandos deverão ser capazes de:
1. Compreender as especificidades do desempenho de funções de segurança em espaço de retalho;
2. Aplicar as Normas de Execução Permanente (NEP) do espaço;
3. Executar procedimentos de segurança contra incêndios em edifícios comerciais;
4. Comunicar de forma adequada e eficiente do ponto de vista operacional e em situações de apoio ao cliente.

Metodologia

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso aos métodos ativo, expositivo, interrogativo e, sempre que aplicável, demonstrativo. Dar-se-á preferência à apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentar-se-á momentos de participação direta dos formandos, nomeadamente a partilha de experiências e o debate de ideias.

Conteúdos Programáticos

1. O desempenho das funções de vigilância em espaços de retalho
1.1. Especifidades deste serviço
1.2. Exemplos de situações específicas das funções de vigilância em espaços comerciais

2. Normas de Execução Permanente
2.1. Tipologia de serviços (controle de acessos, rondas internas, guarda de chaves, central recetora de alarmes)
2.1. Modos de atuação em riscos específicos (roubos, furtos, agressões, vandalismo, outros)
2.2. Regulamentos internos do cliente

3. A Segurança contra incêndios em edifícios comerciais
3.1. Medidas de autoproteção (MAP's)
3.2. Plano de emergência interno (PEI)
3.3. Funções da equipa de segurança no PEI

4. Técnicas de comunicação
4.1. Comunicação adequada e eficiente do ponto de vista operacional
4.1.1. Comunicação com as forças e serviços de segurança
4.1.2. Comunicação com serviços de emergência

4.2. Comunicação em situações de apoio ao cliente:
4.2.1. Empatia e assertividade
4.2.2. Promoção da satisfação do cliente e da confiança no serviço
4.2.3. Gestão adequada de reclamações

4.3. Comunicação telefónica
4.3.1. Atendimento ao cliente por telefone
4.3.2. Resposta a pedidos externos de informações
4.3.3. Lidar com chamadas maliciosas

Avaliação