Especialização em Segurança no Retalho | Fly-Form
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  • Duração14.0 horas
Objectivos

O curso de formação de Especialização em Segurança no Retalho visa dotar os participantes de competências para transmitir uma imagem profissional de eficácia, qualidade no acolhimento ao cliente e bom funcionamento do espaço.

Objectivos Específicos

No final da ação de formação, os formandos deverão ser capazes de:
1. Compreender as especificidades do desempenho de funções de segurança em espaço de retalho;
2. Aplicar as Normas de Execução Permanente (NEP) do espaço;
3. Executar procedimentos de segurança contra incêndios em edifícios comerciais;
4. Comunicar de forma adequada e eficiente do ponto de vista operacional e em situações de apoio ao cliente.

Metodologia

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso aos métodos ativo, expositivo, interrogativo e, sempre que aplicável, demonstrativo. Dar-se-á preferência à apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentar-se-á momentos de participação direta dos formandos, nomeadamente a partilha de experiências e o debate de ideias.

Conteúdos Programáticos

1. O desempenho das funções de vigilância em espaços de retalho
1.1. Especifidades deste serviço
1.2. Exemplos de situações específicas das funções de vigilância em espaços comerciais

2. Normas de Execução Permanente
2.1. Tipologia de serviços (controle de acessos, rondas internas, guarda de chaves, central recetora de alarmes)
2.1. Modos de atuação em riscos específicos (roubos, furtos, agressões, vandalismo, outros)
2.2. Regulamentos internos do cliente

3. A Segurança contra incêndios em edifícios comerciais
3.1. Medidas de autoproteção (MAP's)
3.2. Plano de emergência interno (PEI)
3.3. Funções da equipa de segurança no PEI

4. Técnicas de comunicação
4.1. Comunicação adequada e eficiente do ponto de vista operacional
4.1.1. Comunicação com as forças e serviços de segurança
4.1.2. Comunicação com serviços de emergência

4.2. Comunicação em situações de apoio ao cliente:
4.2.1. Empatia e assertividade
4.2.2. Promoção da satisfação do cliente e da confiança no serviço
4.2.3. Gestão adequada de reclamações

4.3. Comunicação telefónica
4.3.1. Atendimento ao cliente por telefone
4.3.2. Resposta a pedidos externos de informações
4.3.3. Lidar com chamadas maliciosas

Avaliação