1. O desempenho das funções de vigilância em espaços de retalho1.1. Especifidades deste serviço1.2. Exemplos de situações específicas das funções de vigilância em espaços comerciais2. Normas de Execução Permanente 2.1. Tipologia de serviços (controle de acessos, rondas internas, guarda de chaves, central recetora de alarmes)2.1. Modos de atuação em riscos específicos (roubos, furtos, agressões, vandalismo, outros)2.2. Regulamentos internos do cliente3. A Segurança contra incêndios em edifícios comerciais3.1. Medidas de autoproteção (MAP's)3.2. Plano de emergência interno (PEI)3.3. Funções da equipa de segurança no PEI4. Técnicas de comunicação4.1. Comunicação adequada e eficiente do ponto de vista operacional4.1.1. Comunicação com as forças e serviços de segurança4.1.2. Comunicação com serviços de emergência4.2. Comunicação em situações de apoio ao cliente:4.2.1. Empatia e assertividade4.2.2. Promoção da satisfação do cliente e da confiança no serviço 4.2.3. Gestão adequada de reclamações4.3. Comunicação telefónica4.3.1. Atendimento ao cliente por telefone4.3.2. Resposta a pedidos externos de informações 4.3.3. Lidar com chamadas maliciosas