Informação sobre a edição do curso

Inscrever nesta edição Manifestar interesse Todas as edições Pedir contacto
  • Horário9:30 - 17:30
  • Início11/05/2023
  • Fim12/05/2023
  • Local de FormaçãoBenfica
    Rua Coronel Santos Pedroso, n.º 11
    1500-207 LISBOA
    geral@fly-form.pt
  • Pessoa de ContactoBeatriz Andrade
  • Contacto935 909 187
  • Objetivo Geral

    O curso de formação em Liderança e Gestão de Equipas visa preparar os formandos para a liderança eficaz e a adequada gestão de equipas.

  • Objetivos Específicos

    No final da formação, os formandos estarão aptos a:
    - Compreender as diferentes abordagens relativas ao exercício da Liderança, e discernir quanto à sua aplicação nas organizações atuais
    - Destrinçar corretamente as diferenças entre liderança e gestão;
    - Identificar e caracterizar corretamente as variáveis em interação num processo de Liderança;
    - Enunciar corretamente os elementos determinantes do exercício de uma liderança eficaz;
    - Refletir criticamente e de forma pertinente sobre as estratégias de sucesso na gestão de equipas;

  • Conteúdos Programáticos

    1. Escolas de Liderança
    1.1. Um conceito operacional de Liderança

    2. O exercício da Liderança (e da Gestão) nas organizações
    2.1. O contexto organizacional
    2.2. Como distinguir Liderança e Gestão
    2.3. O ambiente atual, os principais desafios e as competências exigidas

    3. A Liderança Eficaz
    3.1. As forças do Líder
    3.2. As forças dos Liderados
    3.3. As forças do contexto específico

    4. A Liderança e a Gestão de Equipas
    4.1 A constituição e a maturidade da Equipa
    4.2. Comunicação e negociação
    4.3. Gestão de conflitos
    4.4. Erros que não podem ser cometidos e estratégias positivas

  • Avaliação

    O modelo de avaliação utilizado nesta ação de formação compreenderá três níveis: a) avaliação diagnóstica; b) avaliação formativa e c) avaliação sumativa.

    A avaliação diagnóstica consiste na realização de questões formuladas oralmente no decorrer das sessões presenciais que visam avaliar os conhecimentos prévios sobre liderança e gestão de equipas e não será tida em conta no cálculo da classificação final da participação do formando na ação de formação.

    A avaliação com ponderação para a classificação final da participação do formando na ação de formação compreende a avaliação formativa - realizada de forma contínua ao longo das sessões e baseada na interação formador/formando e na participação pertinente e ajustada nas sessões, assim como na resolução de exercícios práticos ao longo das sessões - e a avaliação sumativa - realizada, individualmente, e que consiste na realização de um teste final de conhecimentos, com a duração de uma hora e meia.

    A classificação final da participação do formando na ação de formação, realizada numa escala de 0 a 20 valores, é composta pela seguinte proporção:
    Avaliação formativa – 10% (avaliação comportamental) e 30% (exercícios práticos)
    Avaliação sumativa – 60% (teste escrito)


    CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

    Para obterem aprovação, os formandos necessitam de ter uma frequência mínima de 80% nas sessões presenciais.

    Serão aprovados todos os formandos com uma classificação final igual ou superior a 10 valores, de acordo com a seguinte escala de avaliação:

    0 - 9,9 valores Insuficiente Não aprovado
    10 – 13,4 valores Suficiente Aprovado
    13,5 – 15,4 valores Bom
    15,5 – 17,4 valores Muito Bom
    17,5 – 20 valores Excelente

    Aos formandos que obtiverem aproveitamento será entregue um Certificado de Formação Profissional, emitido em SIGO.

    A quem não obtiver aproveitamento ou não tiver a frequência mínima poderá será emitida uma declaração de frequência do curso, quando solicitada.

  • Metodologia

    Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso aos métodos ativo, expositivo, interrogativo e, sempre que aplicável, demonstrativo. Dar-se-á preferência à apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentar-se-á momentos de participação direta dos formandos, nomeadamente a partilha de experiências e o debate de ideias.

Inscrever nesta edição Manifestar interesse Todas as edições Pedir contacto