Informação sobre a edição do curso

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  • Horário9:30 - 17:30
  • Início23/10/2023
  • Fim24/10/2023
  • Local de FormaçãoBenfica
    Rua Coronel Santos Pedroso, n.º 11
    1500-207 LISBOA
    geral@fly-form.pt
  • Pessoa de ContactoBeatriz Andrade
  • Contacto935 909 187
  • Condições de Inscrição

    Para ter acesso a esta ação de formação, os candidatos a formados deverão ser detentores de formação académica superior ou o ensino secundário e mais de 3 anos de experência em gestão de stocks.

  • Objetivo Geral

    No final desta ação de formação, o formando estará apto a gerir eficazmente stocks, desde a receção em armazém até à entrega ao cliente final.

  • Objetivos Específicos

    No final desta ação de formação, o formando estará apto a:
    • Reconhecer a importância de uma boa gestão de stocks;
    • Analisar as vantagens de uma boa gestão dos artigos em armazém e conhecer as técnicas de valorização do seu stock;
    • Ter a noção sobre as diversas conceções de armazéns no mercado desde da definição do espaço ao sistema de localização;
    • Saber analisar os custos e receitas na gestão de stocks;
    • Conseguir mecanismos para diminuir os custos do seu stock e desenvolver critérios para o tratamento de material obsoleto;
    • Ter uma organização eficaz do armazém.

  • Conteúdos Programáticos

    1 – A Gestão de stocks
    • A importância da gestão de stocks
    • A gestão eficaz de stocks e produtos
    • Definição das estratégias para uma boa gestão de stocks

    2 – Gestão e aprovisionamento de stocks
    • A redução dos custos dos stocks e a gestão do seu valor
    • O desenho de uma política de inventários
    • Gestão do valor dos stocks
    • Implementação de um sistema de gestão de stocks
    • A importância da logística para as empresas

    3 – Modelo dos armazéns de mercadorias para uma boa gestão dos stocks
    • Conceitos básicos sobre os armazéns
    • Conhecer a conceção e tipologia dos armazéns
    • Codificação dos armazéns e distribuição dos espaços
    • O sistema de localização das mercadorias
    • Nível de personalização dos armazéns
    • Armazéns FIFO e LIFO

    4 – Análise e gestão financeira dos stocks
    • Objetivos do plano orçamental
    • A gestão de stocks e a política de inventários
    • Classificação ABC das mercadorias
    • Análise dos custos dos stocks e formas de rentabilização
    • O tratamento de material obsoleto
    • Critérios de valorização dos stocks
    • Análise da conta de resultados
    • Rentabilidade
    • Margem bruta
    • Custos

    5 – Gestão dos recursos humanos para a gestão dos stocks
    • Os recursos humanos necessários para a gestão de stocks
    • Preparação dos colaboradores para uma gestão eficaz dos stocks
    • Consciencialização de uma política de stocks ineficiente
    • Consequências de uma má gestão de stocks para:
    • A empresa
    • Os diretores e chefias da empresa
    • Para todos os colaboradores da empresa

  • Avaliação

    O modelo de avaliação utilizado nesta ação de formação será baseado em três fases:
    1) Avaliação diagnóstica;
    2) Avaliação formativa;
    3) Avaliação sumativa.

    A avaliação diagnóstica consiste na realização de questões formuladas oralmente pelo formador nos momentos iniciais de cada módulo e visa avaliar os conhecimentos prévios sobre a temática para que o formador os possa enquadrar no decorrer da abordagem aos conteúdos. Esta avaliação não será tida em conta no cálculo da classificação final da participação do formando na ação de formação.

    A avaliação com ponderação para a classificação final da participação do formando na ação de formação compreende a:
    • Avaliação formativa – realizada de forma contínua ao longo da formação, baseada na interação formador/formando e que visa avaliar o comportamento do formando durante a formação, nomeadamente, a sua responsabilidade, relacionamento social e empenho;
    • Avaliação sumativa - que consiste na realização de:
    - Exercícios de reflexão e casos práticos, desenvolvimentos individualmente
    - Exercícios e casos práticos discutidos em grupo

    A classificação final da participação na ação de formação, baseada numa escala de 0 a 20 valores, é composta em 20% pela nota da avaliação formativa, 40% pela média aritmética das classificações obtidas nos trabalhos individuais e 40% pela média aritmética das classificações obtidas nas reflexões de grupo.

    CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO
    Para obterem aprovação, os formados necessitam de ter uma frequência mínima de 90% da duração total da ação de formação e uma classificação final igual ou superior a 10 valores, de acordo com a seguinte escala de avaliação (segundo o art.º 17º do D.L. n.º 42/2005 de 22 de fevereiro - Tratado de Bolonha):
    0 - 9,9 valores Insuficiente Não aprovado
    10 – 13,4 valores Suficiente Aprovado
    13,5 – 15,4 valores Bom Aprovado
    15,5 – 17,4 valores Muito Bom Aprovado
    17,5 – 20 valores Excelente Aprovado

    Aos formandos que obtiverem aproveitamento será entregue um Certificado de Formação Profissional emitido pela Fly-Form. A quem não obtiver aproveitamento ou não tiver a frequência mínima será emitida uma declaração de frequência do curso.

  • Formador(es)

    • Alexis Gonçalves

    • Formador e consultor da Fly-Form para as áreas de desenvolvimento pessoal, gestão e comercial;
      Formador, consultor e auditor com mais de 30 anos de experiência no sector automóvel, banca, seguros, indústria farmacêutica e retalho;

      Instrutor de Krav Maga pela Federação Portuguesa e Europeia de Krav Maga;
      Professor convidado no Instituto Superior de Ciências Políciais (1996-2002) e na Universidade Moderna (1996 -2002);
      Foi Diretor do IFR (Institut Français de Recherche) (1994-1995);
      Experiência profissional como Comercial na área da Navegação Marítima e como Agente IBM.


  • Metodologia

    Ação de formação com a duração de 14 horas, realizada presencialmente, através de sessões teórico-práticas, onde se recorrerá a métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos. Sempre que possível, será priveligiada a apresentação de exemplos de aplicação prática, envolvendo a participação direta dos formandos através das suas experiências pessoais e debate de ideias.

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