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- Horário9:30 - 17:30
- Início04/12/2023
- Fim05/12/2023
- Local de FormaçãoFormação a Distância - geral@fly-form.pt
- Pessoa de ContactoSusana Pereira
- Contacto221155877
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Condições de Inscrição
Para frequentar esta ação de formação, o candidato a formando terá de ter acesso a um equipamento informático com recurso à internet, com câmara e microfone para poder participar em sessões síncronas realizadas por zoom.
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Objetivo Geral
No final desta ação de formação, o formando estará apto a gerir conflitos em contexto profissional - com clientes e/ou outros colaboradores da empresa - de forma eficaz e produtiva.
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Objetivos Específicos
Com a frequência desta ação de formação, os formandos ficarão aptos a:• Antecipar e identificar a origem e dinâmica relacional dos conflitos;• Aplicar as diferentes técnicas de resolução de conflitos;• Analisar o conflito em grupo e retirar os eventuais benefícios;• Identificar o seu estilo preferencial de resolução de conflitos e optimizá-lo.
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Conteúdos Programáticos
1 – As situações de tensão e de conflito na empresa• O que caracteriza uma situação conflitual?• Os fatores determinantes de uma situação conflitual• O potencial criativo e inovador do conflito: uma abordagem construtiva e positiva 2 – Identificar tipos, formas e expressões de conflitos• Modelos para a análise dos conflitos• Saber ler e interpretar uma situação conflitual• Estádios de um processo conflitual• Os sistemas envolvidos: a comunicação, a autoridade, as representações, as motivações e os recursos• Conflitos interpessoais e intergrupais nas empresas: relações funcionais e hierárquicas3 – Autodiagnóstico do estilo de resolução de conflito• O poder da opção e escolha das atitudes e dos comportamentos• A escolha da melhor posição e atitudes• Formas pessoais de lidar com a situação conflitual• O controlo por antecipação – atitudes, comportamentos e medidas de prevenção das situações conflituais4 – Desenvolver atitudes e comportamentos facilitadores para a resolução de conflitos• Da análise à ação – como agir?• O conhecimento de si próprio (crenças e emoções)• O conhecimento dos outros e as possibilidades comportamentais• Objetivos pessoais, grupais e organizacionais• Opções para lidar com o conflito: Objetivos, métodos e ferramentas5 – Técnicas para a resolução de conflitos• Diagnóstico da situação: parâmetros de análise• Objeto do conflito e objetivos das partes• Representações, atitudes e emoções associadas ao conflito• As perturbações do processo de comunicação• Alternativas para resolver o conflito e formas de lidar com a situação• A resolução de problemas e a negociação como ferramentas6 – PIM – Plano Individual de Melhoria• Os meus objetivos de melhoria individual• Como melhorar e controlar os meus progressos
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Avaliação
O modelo de avaliação utilizado nesta ação de formação será baseado em três fases:1) Avaliação diagnóstica;2) Avaliação formativa;3) Avaliação sumativa.A avaliação diagnóstica consiste na realização de questões formuladas oralmente pelo formador nos momentos iniciais de cada módulo e visa avaliar os conhecimentos prévios sobre a temática para que o formador os possa enquadrar no decorrer da abordagem aos conteúdos. Esta avaliação não será tida em conta no cálculo da classificação final da participação do formando na ação de formação.A avaliação com ponderação para a classificação final da participação do formando na ação de formação compreende à:• Avaliação formativa – realizada de forma contínua ao longo da formação, baseada na interação formador/formando e que visa avaliar o comportamento do formando durante a formação, nomeadamente, a sua responsabilidade, relacionamento social e empenho;• Avaliação sumativa - que consiste na realização de:- Exercícios de reflexão e casos práticos, desenvolvimentos individualmente- Exercícios e casos práticos discutidos em grupoA classificação final da participação na ação de formação, baseada numa escala de 0 a 20 valores, é composta em 40% pela nota da avaliação formativa, 30% pela média aritmética das classificações obtidas nos trabalhos individuais e 30% pela média aritmética das classificações obtidas nas reflexões de grupo.CRITÉRIOS DE APROVAÇÃOPara obterem aprovação, os formados necessitam de ter uma frequência de 90% da duração total da ação de formação e uma classificação final igual ou superior a 10 valores, de acordo com a seguinte escala de avaliação (segundo o art.º 17º do D.L. n.º 42/2005 de 22 de fevereiro - Tratado de Bolonha)0 - 9,9 valores Insuficiente Não aprovado10 – 13,4 valores Suficiente Aprovado13,5 – 15,4 valores Bom Aprovado15,5 – 17,4 valores Muito Bom Aprovado17,5 – 20 valores Excelente AprovadoAos formandos que obtiverem aproveitamento será entregue um Certificado de Formaçao Profissional certificada, emitido na plataforma SIGO pela Fly-Form. A quem não obtiver aproveitamento ou não tiver a frequência mínima será emitida uma declaração de frequência do curso.
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Metodologia
Ação de formação com a duração de 14 horas, realizada em e-learning, em sessões síncronas e participadas através de videoconferência (com câmara e microfone ligados, sempre que as condições informáticas e de rede o permitam).As sessões síncronas serão teórico-práticas e recorrerão aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos, privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.Ao longo da ação de formação, os participantes terão ainda acesso a um fórum para partilha facultativa de experiências e dúvidas que poderão ser abordados e esclarecidos nas sessões síncronas.
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